terça-feira, 25 de agosto de 2015

Resenha: O Circo da Noite

O Circo da Noite

Autor: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 365
Ano: 2012
Avaliação: ✫✫✫

Sinopse:  O Circo chega sem aviso. Nenhum anúncio o precede, nenhum cartaz em postes ou outdoor, nenhuma menção ou propaganda nos jornais locais. Simplesmente está lá, quando ontem não estava. 
Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar.
Bem-vindo a Le Cirque des Rêves.

Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um jogo arquitetado por seus temperamentais instrutores. Sem que os competidores saibam, apenas um deles sobreviverá e o picadeiro é somente o palco para uma memorável batalha de habilidades.

À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia alcançam novos e fantásticos níveis.  O jogo prossegue e toda a trupe – o excêntrico proprietário, a elusiva contorcionista, a mística vidente e os dois gêmeos ruivos nascido nos bastidores – é arrebatada por uma onda de feitiços e encantamentos.
Alheios ao terrível desfecho que os aguarda, Celia e Marco encaram tudo não como uma competição, mas como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça no amor. Um amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam.
Abre ao cair da noite. Fecha ao amanhecer. Essas são as únicas palavras que existe em um simples cartaz. Tudo é um mistério e um suspense dentro do grande circo de tendas pretas e brancas. Tudo começa com Prospero, O Mágico, e o misterioso homem de terno cinza, que decidem, novamente, iniciar uma disputa entre dois competidores escolhidos por eles. Prospero, claro, escolhe sua linda filha Celia, uma menina que perdeu a mãe a pouco tempo, mas tem um incrível dom. O homem de terno cinza, escolhe um competidor que acha estar à altura de Celia, e decidi treina-lo tão bem, a ponte de vê-lo como vencedor. Marco, o escolhido do homem de terno cinza, e Celia são preparados por tempos. Mas não precisa somente dos dois competidores, e sim de um lugar para sediar a incrível competição. O Circo, Le Cirque des Rêves. É então, que entra em cena o excêntrico proprietário Monsieur Lefèvre, Madame Padva, Sr. Barris, as irmãs Burgess e os dois gêmeos ruivos nascido nos bastidores. Celia e Marco não sabem que terão que se enfrentar em um combate onde só um sobreviverá, e como se não bastasse, eles se apaixonam perdidamente um pelo outro. O que eles farão ao descobri que terão que enfrentar um ao outro? Venha conhecer o incrível circo. Passeie por um exuberante Jardim de Gelo. Assista maravilhado enquanto uma contorcionista tatuada dobra-se até caber numa caixa de vidro. E prepare-se para descobrir a magia que surge das pontas dos dedos de duas pessoas que se amam cuja paixão proibida ameaça consumi-los.

Cansativo e Mágico. Erin Morgenster criou um circo totalmente mágico, onde você, com certeza, adoraria está. A narrativa, por ser alternada em diversos anos, se torna um pouco cansativa e confusa. O romance entre Celia e Marco não é tão impactante assim, eles acabam passando despercebidos na estória. Muitos outros personagens chamam mais atenção na estória como, os gêmeos, que eu particularmente, amei. O Pequeno Bailey, que se torna muito importante para a trama e, claro, o incrível circo, que na minha opinião é o protagonista dessa estória. Ele é muito bem detalhado pela autora, muito mágico – confesso que fiquei com uma vontade enorme de visitar e conhecer o circo – e misterioso. Senti falta da ação, na verdade, faltou ação na trama, em certas partes a leitura ficou bem arrastada. Mas o livro é bom, muito bem escrito. A capa é perfeita, toda a diagramação do livro é maravilhosa. A sinopse deixou muito a desejar, quando eu li, pensei que o livro fosse uma coisa totalmente diferente, o livro acabou se tornando minha maior decepção literária (na minha opnião). Os últimos capítulos foram o que salvaram o livro para mim. Confesso que não amei loucamente o livro, mas também não o odiei, e fiquei muito satisfeita por terminar a leitura. 

“— Mas é importante — interrompe o homem de terno cinza. — Alguém precisa contar essas histórias. Quando batalhas são travadas, vencidas e perdidas, quando piratas encontram seus tesouros e os dragões comem seus inimigos no café da manhã acompanhados de uma bela xícara de chá, alguém precisa contar as próprias narrativas superpostas. Existe magia nisso. Está nas pessoas que ouvem, e será diferente para cada ouvido, e vai afetá-las de forma que nunca poderão prever. Desde o mundano até o mais profundo. Você pode contar uma história que passe a morar na alma de alguém, se transforme em seu sangue e propósito. Essa história vai motivar e impulsionar e quem sabe o que ela poderá fazer por causa disso, por causa das suas palavras. Esse é o seu papel, o seu talento. Sua irmã pode ser capaz de ver o futuro, mas você pode moldar esse futuro, rapaz. Não se esqueça disso. — Toma outro gole de vinho. — Afinal, existem muitas formas de magia.” – O Circo da Noite. Pag: 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário